Grandes Mestres de Artes Marciais


No seguimento do título deste post, e em relação a outro post com a mesma designação, pouco comentado pelos colegas (estranho!!!), diga-se de passagem, gostaria de evidenciar mais um dos grandes mestres de artes marciais. Mestre Shigueru Egami e o estilo por ele ensinado, o qual tive o prazer de praticar durante algum tempo, o Karate Shotokai. É uma escola de karate assim como a Shotokan. Fundada pelo mestre Gichin Funakoshi. Shoto era o nome com que o Mestre Funakoshi assinava os seus poemas e uma tradução desta expressão pode ser "o pinheiro e o mar". Shotokai pode ser traduzido como o "grupo de Shoto". O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido e onde não existe competição, por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do Karate.


Shigeru Egami nasceu a 7 de Dezembro de 1912 na cidade de Omurota, Prefeitura de Fukuoka, numa família ligada ao comércio e à construção civil.
Em 1931 ingressa num curso comercial na Universidade de Waseda, e treina durante algum tempo Aikido. Acaba por travar conhecimento com Gichin Funakoshi, tornando-se o seu primeiro discípulo nessa universidade e ajudando o Mestre a fundar o Clube de Karate local.


Alguns dos ensimamentos do Mestre Egami traduzidos pela Associação de Shotokai de Portugal.

"No mundo desportivo a competição é técnica, pode-se progredir através da luta entre pessoas. Mas que lugar ocupa ela na vida humana? Conceber o Karate como Budo volta a situá-lo entre a vida e a morte. Não se trata apenas de uma competição técnica. Trata-se da maneira de se comportar e de enfrentar o adversário em situações em que a vida entra em jogo."


"Devemos construir a via do karate, a via da verdade, a via que nos leva aos mais altos cumes. Para tal é preciso retornar ao ponto de partida, ao ensinamento de Mestre Funakoshi. Interrogar-se sobre o que o passado nos transmitiu, estudar nas outras disciplinas do Budo, procurar uma técnica superior e estabelecer o karate como uma arte marcial de valor, procurar, enfim, o aperfeiçoamento da via do karate, é esse o nosso dever face ao Mestre. A nossa vocação é de fazer avançar um passo, ou mesmo um meio-passo, o trabalho que nos deixou Mestre Funakoshi..."




Sem comentários:

Enviar um comentário